terça-feira, 24 de maio de 2022

RELATORIO SEMESTRAL

TRABALHO INTERNO

DEPARTAMENTO DE HOMENS

DEPARTAMENTO DE MULHERES 

CORAIS

CAMPANHAS

CULTOS  

COREOGRAFIA

CORAIS - Os corais Misto e exercito de Cristo e de Jovens continuam atuando, embora o de jovens passa por uma reformulação.

Campanhas – Foi organizada a agenda do ano.

CULTOS – os cultos estão fluindo bem e começamos com o culto de adolescentes .

O dep. De mulheres promoveu chá de mulheres 25/02,

e um domingo de consagração dia 18/03; eventos com corais convidados

O Grupo de Jovens promoveu dois eventos de confraternização pos culto, dia 24/02 e dia 17/03

A EBI promoveu a Escola bíblica de férias, e o encontro com escolas de outras congregações.

Toda a igreja esteve envolvida na construção junto com o dep de homens.

RELATÓRIO DE EVENTOS

Janeiro

1° O dep de construção esteve                 Entradas 2165,00

ativo dura todo o mês.                              Saídas      4206,00

2° Semana de oração.                               Saldo  - 2041,00                

3° Reunião do grupo Logos

4° Reunião de mulheres

5° Reunião da liderança da Região

6° Ensaios Corais e PG

7° Passeio com alguns irmãos

para conhecer o sítio Latoma

8º EBK de férias

Fevereiro

1° Semana de oração                                               Entras 3600,00

2° Evangelismo do dep.  Jovens                               Saídas 3500,00

3° Passeio da congregação em Montenegro            Saldo – 1941,00

4° Reunião de obreiros

5° Chá do dep. de mulheres

6° PG

7° Construção da igreja

Março

1° Evangelismo dep. Jovens                          Entradas 3300,00

2° Semana da oração                                     Saídas 3300,00

3° Início do grupo de adolescentes                Saldo - 1941,00

4° Construção da igreja

5° Consagração dep. mulheres

6° Vigília promovida pelo dep. Jovens

7° PG

Abril

1° Semana de oração                       Entradas 2992,00

2° Festividade na EBK                      Saídas    2996,00

3° Galeto do Coral Misto                   Saldo    -  1945,00

4° Conf.  para líderes

5° Camp. de Coral Misto

6° Casamento Vini e Ester

7° Reunião de liderança

8° Construção igreja

9° PG

Maio

1° Reunião com grupo de louvor              Entradas 2160,00

2° Semana de oração                               Saidas   2167,00

3° Reunião de mulheres                           Saldo  -  1952,00

4° Reunião de homens

5° Encontro de casais em Canoas

Junho

1°Batismo Cauã                                Entradas  1660,00

2° Semana de oração                       Saidas      1660,00

3° Camp. EBK                                   Saldo  - 1952,00

4° Reunião de homens

5° Reunião de mulheres

6° Culto de obreiros e líderes da Região

7° Retiro de homens

8° Retiro de mulheres

9° Festividade em homenagem

ao Dia do pastor

10° Festa de confraternização do coral

11° Doações de brinquedos e alimentos

Julho

1º Reunião dep. Homens (04/07)                        Entradas 2520,00

2º Reunião de mulheres (11/07)                            Saidas  3520,00   

3º Dia 14/07/18 Dep. De homens na construção IGREJA

4º Reunião com encarregados da Região               Saldo- 2952,00   

5º Arrumamos o telhado da lateral da igreja (dias 18 e 19 de julho)

6º Dias 21 e 22 acampa. dentro dep. dos adolescentes

7º Reunião de lideres de Jovens regional (26/07)

8º Passeio com o dep. De Jovens congregação (29/07)


Pr Luís Alberto de Lima 


AMOR

 

AMOR

4 de julho 2020 dia muito frio um dia típico no Rio Grande do Sul.

Hoje quero falar um pouquinho a respeito de primeira Coríntios Capítulo 13. Esse capítulo bíblico nos chama atenção a respeito da palavra amor. E de acordo com os ensinos passados pelos meus professores/pastores existem três tipos de amor. O amor Eros que está relacionado ao amor que é sexual ou basicamente é aquele desenvolvido no casamento, entre um homem e uma mulher. O outro tipo de amor conhecido é o amor fileo que é fruto das relações entre pais e filhos ou/e entre amigos. A terceira forma de amar se caracteriza pela forma em que o ser humano se relaciona com Deus. Na interpretação dos gregos o amor é classificado de acordo com o direcionamento dá para ele.

Embora nos dias de hoje as pessoas geralmente confundem ou entendem o amor eros como única exclusivamente como um amor sexual, carnal. É preciso dizer que sim falando desse amor esse é um dos aspectos que se destacam. Ma para além dessa compreensão física existe a parte emocional e racional desse relacionamento. Nos dias de hoje diferente dos tempos passados os relacionamentos que envolvem homens e mulheres cobram nesse ambiente a familiar muito mais do que sexo. Para que o convívio e produtivo um elemento fundamental nessa relação e a comunicação. Mas eu sou apenas não basta deve haver afinidade respeito cumplicidade em atos e pensamento. Os projetos de vida devem convergir para uma interatividade sadia e produtiva. Tudo deve contribuir para um ambiente propício à criação de filhos bem como de Uma resposta as necessidades e carências de cada um do casal.

O amor cria o ambiente favorável tanto para o desenvolvimento do casal como para criar vínculos familiares. Para além do esperado é necessário que o casal extrapole os limites da casa em seu relacionamento. Significa dizer que a família ampliada, tais como os avós, os tios, os primos, cunhados, sobrinho e demais parentes, estão incluídos na lista alvo do amor fileo. Muitas vezes são incluídas pessoas conhecidas nesse ambiente de amor e amizade é comum que os amigos de longa data sejam queridos que amados dentro desse contexto familiar logo são também participantes do amor e traz familiar e assim se cumprir a palavra de Deus que nos diz haver amigos mais chegado tem alguns irmãos.

Com certeza na atualidade o amor na sua forma mais pura só é possível ser praticado quando temos como referência a palavra de Deus. Tendo como base o texto bíblico para uma vida cheia de amor, ela nos dá o princípio e nos orienta que antes de tudo o amor deve ter como alvo primaz o Senhor Deus. Fruto desse relacionamento com o com o Criador aprendemos amar os nossos semelhantes. E passamos a compreender princípios que darão clareza e importância a prática do amor. Sem a palavra de Deus é pouco provável que o amor incondicional tenha algum significado.

Digo com isso que o amor é a base de vida para a felicidade. Quem ama aprende a repartir e a olhar em redor e perceber o outro. Mesmo quando a pessoa não tem muitos recursos o amor faz com que tudo se torne mais fácil. Hoje muitas pessoas sofrem em razão da solidão desconhecendo a prática do amor bíblico que é o antídoto para o sofrimento gerado pela falta de amor. O segredo está em amar a Deus sobre todas as coisas e o próximo como a si mesmo. Viva o amor de Deus.

 Pr Luis Lima




quinta-feira, 13 de janeiro de 2022

DOUTRINA APOSTOLICA

 

DOUTRINA DOS APÓSTOLOS

 Pesquisando sobre o que é ensinado nas igrejas do Brasil em 2021. E o que diz o apóstolo Paulo em sua carta ao I Timóteo (1. 3) que recomenda ‘a advertir que não ensinem outra doutrina.’ E examinando um estudo bíblico de nosso tempo, diz o seguinte:

Temos constatado a carência de orientação e de informação dê muitos evangélicos quando viajamos para ministrar cursos em igrejas, seminários teológicos e em outras instituições em diferentes partes do Brasil. (ROMEIRO 1997, pg 16)

É assustador pesquisar o que está sendo ensinado nos púlpitos e seminários a respeito do evangelho de nosso Senhor Jesus. A palavra de Deus cita em I Samuel (15.23) que há muitos homens que se tornam feiticeiros ao se rebelarem contra o Senhor. A rebelião é manifesta por meio de ações e desvios doutrinário ou adaptações na palavra para se encaixar nos propósitos deles. As vezes o erro doutrinário é por ignorância do pregador, mas o fato é que grande parte deles erra conscientemente.

A vida do pregador é importante. (Souza pg 121 apud) “Vieira diz: Ter nome de pregador, ou pregador de nome, não importa nada; as ações, a vida, o exemplo, as obras, são as que convertem o mundo. O melhor conceito que o pregador leva ao púlpito, é o conceito que de sua vida tem os ouvintes”.  

O ensino da palavra não deixa opção aos pregadores do evangelho. A doutrina deve acompanhar a prática daquele que a ensina. Temos o exemplo do Senhor que com a palavra e a prática cotidiana, por três anos ensinou aqueles que vieram a ser os apóstolos Dele. Paulo apostolo[1] dos gentios, dedicava um tempo de sua vida nos lugares por onde semeava as boas novas. Com seu exemplo e conduta entre os não judeus levou muitas vidas aos pés do Senhor Jesus (II Co 11. 7 a 14)

Pouco é dito a respeito desse aspecto do ensino doutrinário bíblico. O ensino que é resultado de uma convivência com o discipulador, o ensino que exige tempo precioso do que ensina como do que aprende.  Em um contexto assim, é que a doutrina pode ser visualizada nas páginas das escrituras, bem como no viver diário do pregador.

Entretanto hoje qualquer um pode ser mestre, desde que seja comunicativo e tenha carisma. O contexto contemporâneo permite que até crianças preguem para adultos, já que a exigência para pregar é o que foi dito anteriormente (comunicativo e carismático). A prática habitual da palavra e o testemunho maduro em seu convívio familiar ao que parece não importa, o que importa é a eloquência.

O tempo gasto pelo Senhor Jesus em vida lá na galileia ensinando as boas novas, foi simbólico, ao que parece. Hoje muitos dão a entender que se consegue o mesmo resultado com um curso rápido de seis meses ou de um ano. Se essa afirmação fosse verdadeira qualquer um poderia fazer o trabalho de ir a guerra sem a preparação alguma e/ou a idade certa. Não seria errado enviar para frente de batalha crianças, pois elas teriam a mesma condição que um adulto.

Mas nós não as enviamos porque tememos por nossas crianças, pelas vidas de nossos pequenos. No entanto, para guerrear contra o pior de todos os inimigos, crianças são enviadas à fronte. Crianças que são pregadoras mirim e cantores mirins que deviam estar brincando ou até desenvolvendo o ministério delas entre os pequenos, hoje pregam para adultos. Há também crianças na fé citados na palavra de Deus como neófitos. Em ambos os casos expomos soldados despreparados a ação de um cruel inimigo.

As crianças ou os neófitos não têm conhecimento disso, mas os pais ou os ensinadores deveriam protegê-las do inimigo do homem, que é satanás. Mas é surpreendente que esses líderes acham isso lindo e as põem em destaque no fronte. Sem entender que nosso inimigo não tem piedade, e que atacará primeiro os menos preparados.


Pr. Luis Lima

 

SOUZA, João A. de; 18 CHAVES para o sucesso do Ministério Pastoral, Ed Mensagem Para Todos. SP , 2005

ROMEIRO, Paulo; EVANGÉLICOS EM CRISE, Decadência Doutrinaria da Igreja Brasileira, Ed MC. SP. 1997    

 



[1] Paulo foi chamado como apóstolo após a morte e ressureição do Senhor Jesus (At 9)

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

ORAR

 

            As pessoas depois de um tempo de caminhada na fé geralmente esquecem que podem continuar utilizando as palavras que são a chave de uma vida com Deus. Uma delas é o pedir para o Senhor tudo. Outra palavra que as vezes esta encoberta em seu significado é o orar com insistência. Bastante comum é que deixamos de crer que aquele que esta conosco e que nos deu a palavra cumprira o que foi dito por Ele. Por fim é preciso que se diga que há entre nos aqueles que recebem de Deus o que fora prometido, mas por estarem com os olhos em lugar errado e com falta de entendimento, despreza a promessa enviada por Deus. 

            Um exemplo de pedir que encontramos na bíblia esta em Marcos (10. 46 ao 52). O texto narra a historia do cego Bartimeu que estava assentado a porta da cidade de Jerico a pedir esmola. Ao saber que Jesus se aproxima o mesmo pede que o Senhor o cure, algum tentam fazer que ele se cale. Ele porém pede com mais intensidade e é atendido pelo Senhor. O Senhor Jesus conta uma parábola que reforça a importância de pedir e acentua a necessidade de que sejamos insistentes no pedir. Na parábola tem uma mulher necessitada que tem uma causa para ser julgada e um juiz que não se importa com a situação da viuvá. Mas o juiz da atenção a causa da mulher pelo fato dela ser insistente e lhe incomodar. Em razão da insistência o juiz julgou a causa da mulher para se livrar de sua incomodativa insistência. O Senhor disse para seguirmos esse exemplo em nossas petições a Deus. (Lc18. 1 ao 8)

             Certa vez ouvi uma ilustração que não sei quem é o autor, mas que se aplica ao fato de que as vezes somos desafiados a crer em Deus e por medo deixamos de alcançar exito nessa fé. A ilustração traz a historia de um alpinista que subia uma dessas montanha de seis ou sete mil metros. Ele começou a subida pela manhã, mas não venceu a distancia de chegada até o topo durante o dia. Em chegando a noite continuou em busca de seu objetivo que era ir até a parte mais alta da montanha. Na escuridão da noite ele se desequilibrou e começou a cair, mas por sorte ficou pendurado em uma corda no ar. O alpinista que atordoado e naquele frio congelante e sem enxergar nada e sem saber se estava longe ou perto do solo começou a orar a Deus. O rapaz pedia que Deus o salvasse. Foi então que ele ouviu uma voz que dizia. 'Se tu crê em mim corta a corda e viveras'. O rapaz ouviu e obedeceu. Cortou a corda e caiu, depois contou essa historia pois ele estava a apenas dois metros do chão. Ele caiu na neve fofa e viveu para contar essa historia. Mas a pergunta é quantos de nos teriam coragem de cortar a corda como forma de confiança na palavra de Deus?

              Orar é interagir com Deus. não é só falar.  Não só pedir, não é só, mas sim é ouvir , é obedecer. é estar atento e vigilante.     



Pr Luis Lima 










;


sábado, 1 de agosto de 2020

Pregação, Libertação e Batismo

Anunciar o evangelho do reino de Deus é um privilégio dos que creem nas Escrituras. Desse modo nos tempos da igreja primitiva a base da pregação era o Antigo Testamento com ênfase na obra redentora do Senhor Jesus. Como figura do que foi feito na cruz por nosso Senhor encontramos escritos no livro do Êxodo o registro do cordeiro que foi morto e seu sangue aspergido nas vergas das portas dos israelitas na noite que antecedeu a saída do Egito. O cordeiro que pré anuncia a saída da escravidão, a libertação. O sangue de um inocente pela vida de um escravo. De uma outra forma no livro de Levítico observa-se que um cordeiro que é sacrificado pelo pecado do povo.  Mas nesse livro aparece a figura do sacerdote levita que é também uma figura daqueles escolhidos por Deus para oferecer um sacrifício definitivo do cordeiro que tira o pecado do mundo. O Emanuel que se deu em nosso lugar, assumiu a nossa dívida e a quitou. O próprio Senhor disse a minha ninguém a tira eu a dou. (Jo 10. 17,18) Com essas informações Filipe o evangelista passou a anunciar a salvação em Cristo Jesus para o etíope. ‘Então Filipe, abrindo a sua boca, e começando nesta Escritura, lhe anunciou a Jesus.’(At 8. 35)


Felipe cheio do Espírito ardorosamente pregou a palavra de forma tão impactante que o coração do ouvinte sentiu a necessidade e a urgência de descer as águas batismais. Fica evidente que quando uma pessoa entende a palavra e a recebe com fé ao natural é compelida a obediência de maneira que a alma clama por saber o que fazer para ser parte da igreja, ou seja, para ser salvo. Observa-se essa característica com o Eunuco bem como com as pessoas que ouviram o discurso de Pedro no dia do pentecostes. (At 2. 37,38) Certa vez o Pr João de Souza (pr Joãozinho) contou que certa vez foi convidado a pregar em uma igreja que não cria no batismo com o Espírito Santo do modo como os pentecostais criam. E em meio a pregação sem que houvesse qualquer referência ao pentecostalismo , o Pr João se surpreendeu que sem mais nem menos o povo daquele lugar começou a falar em línguas estranhas e muitos daquele lugar receberam dons Espirituais naquele dia. Foi um mover único e exclusivo do Espírito Santo.   Isso reforça o acontecido na passagem em que o felipe e o eunuco se encontram no caminho pela direção de Deus, como diz ‘E, indo eles caminhando, chegaram a uma certa água, e disse o eunuco: Eis aqui água; que impede que eu seja batizado?’ (At 8. 36)


E disse Filipe: É lícito, se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus. (At 8 .37) O texto expressa o desejo do novo crente de seguir a fé em Deus por meio do Senhor Jesus. Veja que as escrituras foram a base do ensino que balizaram a decisão do eunuco. O critério definitivo para que o homem fosse batizado foi a verbalização da fé na palavra de Deus e o firme posicionamento em seguir a fé cristão. O Senhor disse quando o Espírito vier convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo (Jo 16. 8 a 10), assim o ser humano em contato com a palavra é constrangido pelo amor e se converte ou se rebela e fica em posição de condenação. Mas enquanto nesta vida há a possibilidade de que em algum momento se arrependa  dos pecados e seja salvo.   

Pr Luis Lima


quarta-feira, 24 de junho de 2020

RELATORIO SEMESTRAL

TRABALHO INTERNO DEPARTAMENTO DE HOMENS DEPARTAMENTO DE MULHERES  CORAIS CAMPANHAS CULTOS   COREOGRAFIA CORAIS - Os corais Misto e exercito ...